sábado, 25 de abril de 2020

Avaliar é o que mesmo?

     Escola não é lugar para se despejar conteúdo dentro de cabeças e depois testar o quanto caiu dentro e o quanto caiu fora.

     Lendo a afirmação acima, paramos para pensar pra que serve a "avaliação escolar", será que a forma que avaliamos nossos alunos está contribuindo para seu crescimento? Tenho um "ranço" com a danada da prova, a avaliação quantitativa sozinha não prova absolutamente nada, só se o sujeito lembra do que leu... 
     Avaliar o aluno qualitativamente além de contribuir para seu crescimento e criatividade fomenta no aluno a vontade e a capacidade de participação nas aulas e sabemos que um aluno participativo cresce não só o lado cognitivo, mas abrande o desenvolvimento de múltiplas inteligências. Estamos falando de relacionamento interpessoal, lógica, capacidade de expressão, capacidade de organização mental e argumentação.
     Estamos em constante estado de aprendizagem e de avaliação, deles, os alunos e nosso, professores. Foi-se o tempo que o professor era considerado "O detentor de todos os saberes", graças a Deus isso não existe mais. Educação é construção e processo que nunca se acaba. Aprendizes eternos é o que somos, ensinamos e aprendemos todos os dias com nossos alunos, e que privilégio isso é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário